HISTÓRIA
O dia-a-dia na Sernadinha – paixão, dedicação e empenho.
A Coudelaria Santa Margarida foi fundada em 1984, dedicada à criação de Cavalos Lusitanos.
Na época, o Cavalo Lusitano tinha como finalidade principal para a sua utilização o toureio equestre, equitação tradicional à Portuguesa e também a equitação tradicional clássica (escola francesa). Era também usado para o maneio do gado bravo no campo e passeios equestres.
Foi, tendo em vista estes objetivos, que a Coudelaria Santa Margarida começou por utilizar garanhões da Coudelaria Veiga como o Universo e o Opus72.
Em 1999, do Xaquiro e da Juno, nasce o Spartacus, cavalo que desde logo e ainda em poldro se distinguiu pela qualidade dos seus andamentos, é em consequência do aparecimento deste cavalo que na Coudelaria as orientações iniciais e tradicionais se transferem para uma outra disciplina, até então, pouco praticada, isto é, o Ensino ou Dressage passam a ser os novos objectivos da criação em Santa Margarida.
Spartacus, ele próprio e os seus descendentes tais como Campeador, Escorial, Índigo, Jasmim Plus e outros tornam-se notoriamente as referências do Cavalo Lusitano para a Dressage. Uma nova linhagem de Cavalos Lusitanos apareceu a partir da fantástica genética do extraordinário garanhão Spartacus.